Como estou no processo de aprendizado, uma fase meio solitária, terei prazer em compartilhar algum material interessante, assim vamos trocando ideias com outros que gostam do mesmo assunto.
Qualquer modelagem em 3d criado no Blender ou outro software precisa de uma textura. A textura é a fase que se pretende colocar a modelagem em algum cenário, por exemplo a roupa num desfile virtual, o tecido tem que estar de acordo com as tendências de moda afim de transmitir mais realidade.
Para moda, são muitas opções de textura 3d, é possível produzir a sua própria textura/tecido em softwares como o Photoshop, GIMP, etc..
A parte complicada é ajustar a textura ao molde.Para isso existem os mapas UV. O mapeamento UV exige habilidade pois requer a marcação precisa das arestas dos objetos 3d que devem ser mapeadas para posterior planificação e ajuste com as texturas.
O artista Daniel Kreuter famoso por criar diversos guias visuais sobre efeitos e animações no Blender como fluidos, fumaça e tecidos. Agora ele criou um guia rápido e básico sobre como funciona o mapeamento UV no Blender:
Segundo Alan Brito:
O processo de mapeamento UV no Blender é muito parecido com o que ocorre em outras ferramentas 3d, em que é necessário fazer marcações nos objetos 3d chamadas de seams (costuras em inglês) que determinam os pontos em que a malha poligonal deve ser aberta. Com essas marcações feitas, devemos planificar o objeto 3d, para gerar um mapa 2d que pode ser exportado como uma imagem. Essa imagem é pintada em softwares especializados como o Photoshop, GIMP ou até mesmo no próprio Blender.
Outros bons tutoriais:
Cloth Tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=SpAip5HOu-A
SoftBody Tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=u1dCP_aQLzI
DynamicPaint Tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=o1VuKakMEEw
SoftBody Tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=u1dCP_aQLzI
DynamicPaint Tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=o1VuKakMEEw
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