Design e Desenvolvimento de Produto 3D




O universo 3D é realmente fascinante, é extremamente excitante imaginar o que podemos fazer com essa tecnologia e suas aplicações na vida real, como melhorar as suas capacidades. Neste momento, os desafios no processo tornam-se também pontos de inspiração. Esse espaço destina-se a divulgar tudo que esta acontecendo sobre vestuário virtual. Para aqueles que trabalham com Designer & Desenvolvimento de Produtos de Moda e que se utilizam das ferramentas mais avançadas da realidade virtual. Para aqueles que não fazem a mínima idéia do que seja isso mas gostariam de fazer parte se apressem, a realidade virtual é o futuro. Eu espero em breve estar postando as minhas criações em 3D, eu utilizo o Blender que é um software de código aberto, não é tão simples, mas tenho fé que chegarei lá. Quem tiver alguma sugestão meu email annahelena@hotmail.com.br . Sejam Bem vindos ao universo 3D!

domingo, 24 de junho de 2012

Texturas e mapas UV

Como estou no processo de aprendizado, uma fase meio solitária, terei prazer em compartilhar algum material interessante, assim vamos trocando ideias com outros que gostam do mesmo assunto.

Qualquer modelagem em 3d criado no Blender ou outro software precisa de uma textura. A textura é a fase que se pretende colocar a modelagem em algum cenário, por exemplo a roupa num desfile virtual, o tecido tem que estar de acordo com as tendências de moda afim de transmitir mais realidade.

Para moda, são muitas opções de textura 3d, é possível produzir a sua própria textura/tecido em softwares como o Photoshop, GIMP, etc..

A parte complicada é ajustar a textura ao molde.Para isso existem os mapas UV. O mapeamento UV exige habilidade pois requer a marcação precisa das arestas dos objetos 3d que devem ser mapeadas para posterior planificação e ajuste com as texturas.

O artista Daniel Kreuter famoso por criar diversos guias visuais sobre efeitos e animações no Blender como fluidos, fumaça e tecidos. Agora ele criou um guia rápido e básico sobre como funciona o mapeamento UV no Blender: 



















Segundo Alan Brito:

O processo de mapeamento UV no Blender é muito parecido com o que ocorre em outras ferramentas 3d, em que é necessário fazer marcações nos objetos 3d chamadas de seams (costuras em inglês) que determinam os pontos em que a malha poligonal deve ser aberta. Com essas marcações feitas, devemos planificar o objeto 3d, para gerar um mapa 2d que pode ser exportado como uma imagem. Essa imagem é pintada em softwares especializados como o Photoshop, GIMP ou até mesmo no próprio Blender.

Outros bons tutoriais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário